Para falar conosco mande uma mensagem para o e-mail imbituba@oab-sc.org.br

CONSCIÊNCIA COLETIVA

Coar o óleo para usar novamente é saudável?
A resposta é NÂO!
O professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Sérgio Neves, através de palestras para lideranças comunitárias, repassa informações sobre os riscos que óleo usado pode causar à saúde devido às substâncias tóxicas que surgem por causa da transformação química devido ao superaquecimento durante a fritura, substâncias como a acroleína, que é cancerígena, é um exemplo.

A mesma gordura que se acumula na tubulação, pode acumular nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado. Após a queima (uso), ele se transforma em saturado, na temida gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração.
Por estes motivos, não se deve reutilizar o óleo que já foi usado nas frituras.


Jogar detergente para diluir o óleo antes de jogá-lo pelo ralo é uma atitude correta?
A resposta também é NÂO!
Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, ótimo para ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo. Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa - desde banho, comida e consumo - por até 40 anos.

Depositar o óleo nas caixas de gordura provoca danos ao meio ambiente, porque além de provocar entupimentos no sistema de esgotamento, leva substâncias cancerígenas para o rio e acaba contaminando peixes, gado e plantas.
“Os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto", afirma
Marlene Tobaldini, diretora regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e presidente do conselho consultivo do Sesi/Senai.


Existe uma saída chamada Biocombustível.
O biocombustível é produzido a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha e reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes.Além de evitar a poluição, o biocombustível produzido a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha não emite enxofre e o gás carbônico, liberado na combustão, não é considerado nocivo à camada de ozônio.
Segundo Marcos Marcelo de Moraes e Matos, presidente da ONG Academia de Gestão Pública (Agespub), uma família com quatro pessoas consome em média um litro de óleo por semana. O consumo em um restaurante de médio porte gira em torno de 10 litros/dia.
(Fonte:http://www.conscienciacoletiva.com.br/2008/02/o-que-fazer-com-o-leo-de-cozinha-j.html)

Nenhum comentário: